Em maio, a AECA organizou duas sessões sobre a temática que está na ordem do dia “A transformação da experiencia do cliente” que decorreram em Arouca e Vale de Cambra dias 21 e 22 respetivamente.

Os workshops realizaram-se com a parceria da associada LVEngine – Web Software, Lda., responsável pela explanação, com a participação do especialista Jacinto Antunes.

Em Arouca a sessão decorreu no auditório da ESA – Escola Secundária de Arouca e em Vale de Cambra na Biblioteca Municipal.

Nas duas sessões, Carlos Brandão, Presidente da Direção da AECA formalizou a abertura dos trabalhos. Contextualizando a importância do tema para as empresas: “As empresas que não souberem adaptar-se a esta nova forma de comunicar, de publicitar e de vender os seus produtos ou serviços, terão a médio prazo extrema dificuldade em sobreviver”. Da mesma forma e dirigindo-se aos alunos dos agrupamentos presentes, aconselhou-os a serem humildes e a terem uma atitude proativa nos estágios que irão realizar nas empresas. Vincou também a ligação da AECA às Escolas: “A minha Direcção tudo fará para que a relação das Escolas com as empresas seja de permanente diálogo e compromisso. As empresas têm sempre as portas abertas quer para estágios quer para visitas, quer para colaborar nas atividades que nos sejam sugeridas ou propostas. Sentimos que é reciproco e que as Direções dos Agrupamentos também têm trabalhado com esse espírito.”

O encerramento foi selado respetivamente pelas vereadoras do pelouro da educação dos Municípios de Arouca e Vale de Cambra, Fernanda Oliveira e Catarina Paiva.

As sessões acolheram 160 participantes, entre empresários e estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Búzio (áreas de formação comercial, multimédia, eletrónica, gestão e programação).

O workshop ‘Reinventar a Customer Experience’ centrou-se na temática da transformação da experiência do cliente – um desafio a que todos os negócios devem dar resposta para se manterem atualizados e atrativos perante os seus clientes e o mercado em geral.

No âmbito do imperativo, cada vez mais forte, da transformação digital nas empresas, os clientes devem estar no centro da estratégia e de todas as ações dos negócios, por modo a obterem uma experiência única, personalizada, adequada às suas necessidades, comportamento e interesses. Esta abordagem é vital tanto para as empresas orientadas a clientes profissionais (atividades e negócios B2B – business-to-business) como para negócios de serviços e venda de produtos ao consumidor final (comércio e serviços B2C – business-to-consumer).

Jacinto Antunes – partner na LVengine – começou por introduzir o tema explicando como a revolução do digital será tão forte quanto as anteriores revoluções industriais. Seguiram-se exemplos de bom planeamento e práticas para melhorar a ‘customer experience’ nos negócios, tendo sido abordados os pilares essenciais para implementar uma customer-experience diferenciadora: que informação e dados devem ser considerados e o desafio da Big-Data; o Analytics – serviços e competências analíticas que os negócios têm à sua disposição para obter análises-resumo e dashboards de suporte à tomada-de-decisão em tempo útil; e a emergência dos modelos, tecnologias e serviços de IA – Inteligência Artificial que, à medida que são massificados e democratizados, passam a estar ao alcance de todas as empresas, nomeadamente das PMEs portuguesas.

O workshop demonstrou ter sido extremamente útil para os empresários e participantes tomarem contato com as mais recentes tecnologias e soluções digitais, que permitem obter e gerir informação para optimizar a experiência do cliente, em todas as fases da relação das suas empresas com os seus clientes e parceiros comerciais.

Os desafios empresariais constantes de atrair novos clientes, melhorar a sua fidelização e qualidade de serviço ou aumentar a eficácia das vendas e das suas transações comerciais, estão a sofrer uma transformação radical. As plataformas digitais abordadas neste workshop mostraram como é possível conhecer melhor os clientes e gerir a sua relação com maior proximidade e eficácia, sendo estes fatores decisivos para o desenvolvimento sustentado dos negócios.

Créditos: curso Multimédia (ESA)