No âmbito do projeto “MasterExport”, do qual a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) é promotora em parceria com a Associação Empresarial de Águeda (AEA), ao abrigo do Portugal 2020, especificamente, do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) – Qualificação, e inserido no objetivo temático nº 3 – “Reforçar a Competitividade das PME” do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), as duas Associações realizaram uma Missão de Prospeção de Mercado ao Luxemburgo, que decorreu de 27 a 29 de Setembro/2021.
“Ficou clara a importância do Luxemburgo e da Grande Região para os bens e serviços daquelas regiões nacionais e foi desenhado um procedimento para se avaliar o interesse das empresas luxemburguesas na oferta portuguesa”, declarou António Gamito, segundo publicação na página oficial da Embaixada de Portugal no Luxemburgo, após reunir com a delegação vinda de Portugal.
Pela AEA estiveram no Grão-Ducado, o Vice-Presidente da Direção da AEA, Óscar Mendes, e Patrícia Gonçalves, Técnica Responsável de Apoio ao Mercado Externo, Carlos Brandão, Presidente da Direção da AECA e a Vice-Presidente Gisela Camisão, assim como Célia Oliveira, Técnica Coordenadora. A acompanhar a delegação esteve ainda Adriano Fidalgo, da Astrolábio, consultor do projeto Master Export.
Além da reunião na Embaixada de Portugal anteriormente referida, a delegação empresarial encontrou-se com o jornal “BOM DIA”, criado por portugueses do Luxemburgo, com um representante do jornal “Contacto” e da “Rádio Latina”, mas também com empresas de portugueses no Luxemburgo, a “Sopinor” e a “Ferinox”, com a Câmara de Artesãos (Chambre des Métiers) e com Francis da Silva, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.
A indústria destas regiões incorpora cada vez mais inovação, tecnologia e diferenciação em tudo o que desenvolve e exporta para todos os tipos de utilização.
Com atividades desenvolvidas nas regiões de Vale de Cambra e Arouca (Região Norte) e de Águeda (Região Centro), a AECA e a AEA juntam-se para contribuir para os ganhos de competitividade na exportação das fileiras da Metalomecânica e do Habitat. A exportar para mercados cada vez mais competitivos, os ganhos de competências e a competição assumem maior relevância face à concorrência, e de extrema importância para todas as empresas.
Por isso o Master Export apresenta-se com a missão de “apoiar as empresas das duas regiões em processos bem-sucedidos de internacionalização” criando canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica.
O balanço final desta Missão mostra-se bastante positivo, tendo sido dado o “pontapé de partida” na organização de uma Missão Inversa entre as empresas de Portugal e Luxemburgo!”