Este foi o mote da palestra com o nosso convidado, Sérgio Almeida, consultor especialista em liderança e estratégia, no dia 28 de março de 2023, no associado Hotel S. Pedro, em Arouca.

“O sucesso das organizações depende muitas vezes dos seu líderes, que têm o compromisso de motivar e incentivar os colaboradores para o desenvolvimento e crescimento da organização, sendo a liderança motivo de reflexão visando a melhoria da qualidade e aumento da produtividade”.

Perante um mundo global e cada vez mais incerto, as empresas só têm a ganhar com a implementação de um ambiente cooperativo, ético e diverso.

Estudos recentes demonstram que a confiança pode impulsionar a inovação e a produtividade das equipas. Ter colaboradores motivados a trabalhar num ambiente de confiança, é provavelmente um dos fatores que mais determina o sucesso organizacional, tendo ainda o orador convidado, partilhado o estudo da PwC “Trust in US Business Survey, 2021” onde destacou os fatores essenciais para construir uma cultura de confiança nas empresas, cada vez mais importante para atrair e reter o talento.

Neste encontro foram abordados temas como a motivação de pessoas, a produtividade, a flexibilidade laboral e o desenvolvimento de talento. Num mundo global a cultura de serviço ao cliente (interno e externo) tem vindo a ser cada vez mais decisiva no sucesso das empresas, deixando assim em segundo plano o foco exclusivo no produto “hoje procuramos não só bons produtos mas também boas experiências enquanto clientes e colaboradores”, afirmou Sérgio Almeida que acredita que o mundo mudou muito após a pandemia “colocando hoje desafios aos líderes, situações que não existiam antes da pandemia”.

Foi mais um momento de networking, discussão e partilha de informação entre empresários/as/líderes.