O jantar anual do Empresário e a celebração dos 27 anos de atividade da AECA teve lugar no passado dia 30 de novembro, com a presença de empresários e notáveis individualidades representantes da Administração Local, Municípios e Assembleias Municipais de Vale de Cambra e Arouca, representantes dos Bombeiros Voluntários dos dois Municípios e parceiros, Agrupamento de Escolas de Arouca, Agrupamento de Escolas do Búzio, Escola Tecnológica de Vale de Cambra, AGA – Associação Geoparque Arouca, ADRIMAG – Associação Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro Arada e Gralheira, AVPACD- Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão deficiente e Caixa de Crédito Agrícola de Arouca, juntando-se ao evento uma centena de convivas.

A AECA fez a abertura da festividade com o vídeo promocional – Vale de Cambra o Vale Mágico, seguindo-se um flash fotográfico, com o registo dos momentos e atividades que se destacaram em 2018, no movimento associativo, da Associação Empresarial, seus associados e parceiros.

No seu discurso, Carlos Brandão, Presidente da direção da AECA, com enorme satisfação dirigiu-se aos presentes com a tónica do trabalho em rede, realçando a presença das instituições representadas neste jantar e que em parceria se trabalha toda a região do EDV Entre Douro e Vouga. “ A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o coletivo em detrimento do individual, daí o alargamento da sua influência ao EDV. Na sua génese está a matriz do associativismo empresarial, lutando diariamente contra egoísmos e egocentrismos e puxando o máximo pelas qualidades e oportunidades de cada associado da região, lançando desafios, novos projetos e incentivando os associados a aderirem e a progredirem, contribuindo por para um desenvolvimento sustentado e integrado. A aposta ganha do permanente diálogo com os Municípios, com a s demais entidades que trabalham o território são disso exemplo.”

Expôs as temáticas em que atualmente a Associação está envolvida, bem como os desafios e bloqueios com que está confrontada. A falta de mão de obra especializada para a indústria que muitas empresas sentem, os problemas de mobilidade que os empresários diariamente sofrem, a necessidade de acessibilidades compatíveis com o desenvolvimento económico, foram lembrados durante o seu discurso…” Arouca precisa da conclusão da Variante, ambos os Municípios necessitam de uma solução para a ligação Chão de Ave – Carregosa e Vale de Cambra necessita entre outras de uma ligação direta da Z.Ind. de Vale Pereiras à Nacional 227.”

O Presidente da AECA elencou um conjunto de iniciativas (a decorrer durante no mandato atual), destacando o projeto de formação ação para o setor do turismo (envolvendo 10 empresas). A decorrer ainda os projetos no âmbito do Comércio Investe, em Arouca e em Vale de Cambra, em fase de conclusão, embora com atrasos nos reembolsos por parte do estado, sendo um grave problema para a tesouraria das instituições. Anunciou a aprovação do – MASTER EXPORT (Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização), este projeto tem por objetivo reforçar a internacionalização das PME da fileira Metalomecânica e do Habitat criando novos canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica (França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Polónia). É um projeto conjunto com as Associações de Águeda e de Fafe, abrangendo a região norte e Centro do país.

Nas intervenções, discursaram ainda os Presidentes dos Municípios de Arouca e Vale de Cambra, Margarida Belém José Pinheiro respetivamente. Margarida Belém felicitou a AECA por mais um aniversário destacando o papel da AECA na dinamização empresarial no concelho de Arouca e sublinhou a parceria que tem existido entre a associação e a autarquia materializada nos vários projetos, cujos frutos já começam a ser visíveis. José Pinheiro também felicitou a AECA pelo seu aniversário e enalteceu a boa relação que tem existido entre o Município e a Associação, materializada no desenvolvimento em parceria de vários projetos de interesse para os empresários dos vários setores.

Ao corte do bolo de aniversário (iguaria oferecida pelo associado Rainha1 – Amorim & Rocha, Lda.), os empresários brindaram ao sucesso empresarial.

Para memória ficou mais um jantar dos Empresários, um convívio vivido com grande festividade, excelentemente servido pelo restaurante associado Solar das Laranjeiras em Macieira de Cambra – Vale de Cambra.