Exportar a fim de crescer economicamente, ampliar o negócio, integrar serviços/produtos em diferentes países ou territórios. Este processo deve ser planeado de forma rigorosa e objetiva, acautelando todos os eventuais obstáculos e as várias estratégias inerentes às práticas de comércio internacional.
Com o objetivo de apoiar as empresas neste processo, a AECA promoveu o Almoço Temático no dia 23 de maio, no restaurante associado Telheiro, em Vale de Cambra.
Como fazer negócios no Brasil e em Angola? Numa iniciativa em colaboração com a associada Astrolábio S.A, Adriano Fidalgo, especialista e moderador do evento apresentou o atual enquadramento económico e potencial que caracterizam ambos os mercados (posições nos principais rankings e indicadores macroeconómicos; importações; exportações e balança comercial).
Brasil é a 12ª maior economia do mundo e a 1ª da América Latina. O país é um destino que continua a despertar grande interesse nas empresas portuguesas, as quais estão presentes em diferentes áreas de negócio, como o turismo, construção e obras públicas, energia, ambiente, agroalimentar e bebidas, equipamentos e produtos industriais, componentes para a indústria automóvel, tecnologias de informação e comunicação, serviços e distribuição.
Angola é a 3ª maior economia da África Subsaariana e o segundo maior produtor petrolífero do continente africano. É um país rico em recursos naturais, com destaque para o setor dos hidrocarbonetos. Como potenciais oportunidades de investimento, salientam-se os setores vinícola, da energia, dos produtos farmacêuticos, do calçado, das TIC e dos materiais de construção.
Houve ainda a especial participação dos empresários António Fernandes e Martins de Pinho, das empresas Valpec/Flux e Pinho & Timóteo, respetivamente, que partilharam as suas experiências nos mercados visados.
Mais de uma dezena de empresas tiveram oportunidade de reunir num momento de networking, discussão e partilha de informação, principais desafios e lições aprendidas.