Com o objetivo de melhor conhecer a realidade do tecido empresarial da região, a AECA deu início a um programa de visitas às empresas instaladas no concelho de Arouca. Assim no passado dia 6 de junho visitaram-se as empresas instaladas nas freguesias de Fermêdo e S. Miguel do Mato.

Uma comitiva composta para além dos representantes da AECA, nas figuras dos Presidente e Tesoureiro, Bruno Teixeira e Fernando Rui, respetivamente e a coordenadora Célia Oliveira, fez-se completar pelos; Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, Vice- Presidente Margarida Belém (responsável pelos pelouros da Educação e Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo), Vereador Albino Cardoso (responsável pelos pelouros das Obras Municipais e Administração Direta e Proteção Civil), Vereador Marcelo Pinho (responsável pelos pelouros do Ambiente e Serviços Urbanos e Gestão Urbanística) e o representante da Assembleia Municipal de Arouca, José Carlos Pinho. O Município foi também representado através do GIP (Gabinete de Inserção Profissional) Gracinda Cardoso e a Divisão de Planeamento e Obras, Adélia Almeida Integraram também a comitiva os representantes das Juntas das freguesias abrangidas.

Esta iniciativa, para além de dar a conhecer a realidade das empresas de Arouca, permitiu o contacto direto nas próprias instalações, percecionando-se a sua representatividade sectorial, nas várias vertentes, desde: a quota de mercado, perspetivas de crescimento e investimento, empregabilidade, cooperação empresarial, promoção do desenvolvimento económico e social e de estímulo a novas iniciativas económicas, entre outros.

Esta ação de “auscultação” das empresas, por iniciativa da AECA, permitiu mais uma vez aos empresários apresentarem aos agentes de desenvolvimento local e à autarquia, os problemas estruturais existentes, com vista à sua resolução, partilhando objetivos face às constantes transformações económicas.

Na continuidade destas visitas às empresas de Arouca, a direção da AECA agradece a receção por parte dos empresários, assim como a disponibilidade dos restantes membros que representaram ao mais alto nível as instituições convidadas, a Câmara Municipal de Arouca, a Assembleia Municipal de Arouca, e GIP- Gabinete de Inserção Profissional.

Arouca, 9 de junho de 2014