A AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca realizou mais um almoço temático, desta vez dedicado ao tema “Como a sua empresa pode ganhar mais com as mesmas pessoas? A ciência ao serviço da produtividade.
O evento teve lugar no dia 26 de maio no associado Hotel S. Pedro, em Arouca.
Uma iniciativa da AECA, com a colaboração do nosso convidado, Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro, teve como objetivo informar os empresários da importância de cuidar dos seus colaboradores, numa perspetiva de reduzir os riscos psicossociais, diminuir o presentismo e absentismo, ao mesmo tempo que podem procurar potenciar a resiliência e produtividade dentro das suas empresas.
Foram partilhados dados objetivos provenientes de entidades oficiais, como da Organização Mundial de Saúde ou Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre como as condições de trabalho e as características das relações humanas afetam a produtividade e os custos económicos por não se cuidar dos riscos psicossociais.
Foi exposto um conjunto de serviços e estratégias que são feitos no âmbito da consultoria comportamental cientificamente sustentada e não apenas baseada em experiência pessoal ou opinião, onde as empresas após uma fase de avaliação e diagnóstico da sua empresa ganham um instrumento de gestão, que potencia maior eficácia nos recursos humanos e produtividade (ex. diminuir baixas médicas, absentismo e presentismo, aumentar proatividade, etc.). Após a aplicação de um conjunto de serviços/estratégias, é feita uma intervenção, numa espécie de cirurgia comportamental ancorada nas vulnerabilidades psicossociais identificadas, recorrendo a vários capítulos da ciência psicológica, desde intervenção individual para o desenvolvimento de competências, executive ou performance coaching, intervenção clínica, teambuilding, etc.
Com comparar o perfil psicossocial dos funcionários de diferentes unidades de trabalho? Comparar equipas? Departamentos? Categorias? Agora este perfil e retrato é possível, de forma objetiva e mensurável estatisticamente, onde com uma intervenção à medida, a sua entidade se torna pioneira e inovadora nas empresas com a aquisição deste serviço
A apresentação e discussão das várias soluções teve como base a orientação para a maximização do ganho das empresas, adequados à especificidade de cada área de negócio, com o objetivo nos resultados positivos.
Para além da vertente informativa, esta reunião foi profícua no sentido que permitiu a discussão entre empresários sobre como podem, de facto, ganhar mais, com as mesmas pessoas.
Este encontro foi mais um momento de interesse para o tecido empresarial, uma oportunidade de networking entre associados da AECA