Eleitos os Órgãos Sociais para o quadriénio 2025-2028
No passado dia 18 de novembro a Assembleia Geral da Associação Empresarial de Cambra e Arouca reuniu na sua sede para eleger os órgãos sociais para o quadriénio 2025 – 2028.
Dora Fernandes nas funções de Presidente da Mesa da Assembleia apresentou a única lista candidata que mereceu a total aprovação dos sócios reunidos em sufrágio.
Os novos Órgãos da Associação são assim constituídos:
Assembleia Geral:
Secretário: Audicambra – Gestão e Contabilidade, Lda – Maria Isabel Fernandes Soares Rodrigues
Direção:
Presidente: Chatron, Lda – Carlos Manuel Fernandes Brandão
Vice Presidente: Inaceinox – Indústria de Equipamentos Inoxidáveis, SA – Abel Martins e Oliveira
Conselho Fiscal:
Presidente: Inocambra, Lda – António Augusto Soares da Silva
Vogal: MS – Arquitectura – António Marcelo Brandão e Silva – António Marcelo Brandão e Silva
Confirmada a votação procedeu-se à tomada de posse dos novos órgãos diretivos, assumindo de imediato as novas funções, continuando a AECA o seu percurso no desenvolvimento da sua atividade em prol do crescimento socioeconómico da região.
Apresentou total disponibilidade para o incentivo ao desenvolvimento da economia local, mais direcionada para o sector do comércio e serviços, exemplo dado através da colaboração estreita com os municípios de Arouca e Vale de Cambra nas campanhas de Natal, no incentivo ao consumo local.
Referiu a importância do alargamento e/ou criação de zonas industriais, para reter e captar o investimento empresarial, tendo mencionado a proposta de alteração do PDM em Vale de Cambra, no qual a AECA expôs a necessidade extrema, para a promoção do desenvolvimento económico e social através de reforço de capacidade de atração de investimento, promovendo também a atração e retenção de talento.
O turismo também é um sector muito representativo e multifacetado. A receita gerada pelo setor não só apoia diretamente os negócios relacionados ao segmento, como hotéis, restaurantes e atrações turísticas, mas também impulsiona setores indiretos, como transporte, comércio e serviços.
Destacou ainda que a promoção dos associados, através das diversas redes sociais e do site da AECA, tem registado uma adesão muito significativa por parte dos seguidores. Adiantou que está previsto o lançamento de um novo projeto de comunicação, a anunciar em breve, com o objetivo de promover a iniciativa privada, os empresários e os empreendedores da região. Este projeto irá apresentar exemplos concretos e práticos dos percursos trilhados por estes profissionais, demonstrando como as suas experiências podem servir de inspiração e motivação para outros seguirem o seu exemplo: Quantos mais conseguirmos motivar, mais enriquecido ficará o nosso território, mais jovens conseguiremos fixar e maior será o nosso progresso económico e social.
Nesta Assembleia foram também apresentados os membros do CCA – Conselho Consultivo da AECA que é constituído por personalidades, convidadas, de reconhecidos mérito e competência nos vários sectores da economia. Pretende-se que o seu desempenho confira uma maior eficácia ao movimento associativo empresarial da região, através da participação nas atividades desta associação, coadjuvando a direção da AECA na tomada de decisões em matérias que se considere de interesse recolher parecer, com vista à otimização do desempenho da mesma, contribuindo também para a promoção de ideias/reflexões válidas para o desenvolvimento económico e social.
Constituição do CCA – Conselho Consultivo da AECA (quadriénio 2025 – 2028)