No dia 23 de março de 2017, teve lugar no restaurante Colher de Pau em Vale de Cambra um jantar de trabalho organizado pela AECA, reunindo empresários instalados na ZI. de Lordelo/Codal.

Esta iniciativa teve como objetivo, promover o diálogo entre empresas, dando-se a conhecer mutuamente, apresentando também o que cada um produz, assim como a partilha de experiências.

Na agenda estiveram em debate assuntos comuns ao tecido empresarial, específicos de cada setor, de entre outros, a formação profissional qualificada.

Foram propostas formas de atuação conjuntas para soluções assertivas em prol do desenvolvimento socioeconómico da região, conjugam esforços com o objetivo de obter junto dos vários poderes os meios necessários à resolução das várias carências setoriais.

Posteriormente irão ser desencadeadas ações que visam minorar as dificuldades do momento e que dizem respeito à pouca oferta de mão de obra qualificada que afeta grande parte das empresas da região.

Ações conjuntas com as escolas para potenciar o aumento de alunos nas áreas técnico-profissionais, áreas com maior saída profissional, bem pagas e com muita procura por parte das empresas deverão ser publicitadas e promovidas junto dos alunos e de suas famílias.

O dia aberto das empresas, nomeadamente às escolas, servirá para mostrar e cativar os eventuais futuros candidatos a quadros das empresas.

Foram abordados ainda outros temas de interesse para a região, esperando uma maior recetividade da Foresp – Associação para a Formação e Especialização Tecnológica, para com os objetivos das empresas.

Em resumo foram discutidos de forma aberta e transparente os principais problemas que afetam as empresas no momento atual e foram lançadas algumas ideias de ação para os minorar no futuro próximo.

Na continuidade destas reuniões, a direção da AECA agradece a participação dos empresários.