A AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca tem um projeto designado “MasterExport”, do qual é promotora em parceria com a AEA – Associação Empresarial de Águeda, no âmbito do Portugal 2020, especificamente, do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) – Qualificação, e inserido no objetivo temático nº 3 – “Reforçar a Competitividade das PME” do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, sendo apoiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este projeto visa reforçar a internacionalização das PME da fileira Metalomecânica e do Habitat, criando novos canais de vendas para países com elevado potencial e geograficamente próximos e também capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica.

As Associações Empresariais promotoras atuam numa região alargada onde se localiza a maior parte das empresas industriais das fileiras da Metalomecânica e da fileira do Habitat (mobiliário, decoração, têxtil lar, cutelaria, utensílios da fileira casa, etc.) detentoras de capacidades provadas ao nível da inovação e do desenvolvimento de produtos que respondam com valor acrescentado às necessidades do mercado global.

Tendo por base a capacidade produtiva do país e a qualidade e diversidade dos bens produzidos em Portugal, nomeadamente na região Norte e Centro e em concreto na Fileira Habitat e na Fileira da Metalomecânica, o projeto visa reorientar as estratégias de internacionalização para mercados europeus mais sensíveis aos diferenciais competitivos assentes em fatores imateriais de competitividade e mais valorizadores de produções diferenciadas e com maior valor acrescentado.

Deste modo, os mercados-alvo são os mercados europeus (U.E.) com características de proximidade geográfica, relacionamento histórico, elevado poder de compra, estrutura importadora que inclua bens provenientes das duas Fileiras Alvo, relativa abertura a produtos vindos do exterior e que sirvam de «montra» e plataforma para acesso a outros países vizinhos. Tendo em mente estes fatores foram escolhidos 5 mercados alvo: Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo e Polónia.

Dentro das várias atividades previstas, destacamos, neste momento, a participação na Feira BATIMAT 2019, em Paris, que vai realizar-se de 4 a 8 de novembro, sendo considerada um dos maiores espaços de negócios a nível mundial dedicado à fileira da Construção, Materiais de Construção e Interiores. A Feira é dividida em 7 setores: Estruturas, Carpintaria, Acabamentos e Decoração, Material e Ferramentas, Durabilidade de Edifícios, Informática e Serviço às empresas.

No âmbito do referido projeto, a AECA e a AEA vão estar presentes na BATIMAT 2019 com um stand próprio, 30 m2, visando promover a indústria da nossa região e os produtos dos nossos Associados, que foram convidados a disponibilizar material promocional e a estar connosco em Paris.