A Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) faz um balanço positivo da Feira das Colheitas 2023, que decorreu de 21 a 24 de setembro.
A Festa mais emblemática de Arouca, a Feira das Colheitas é, assim, a mostra por excelência da identidade e da vitalidade económica do território e dos nossos agentes económicos.
Criada para impulsionar o setor primário local, tem acompanhado o evoluir dos tempos e a vitalidade económica do Município, designadamente da sua indústria emergente e do seu comércio.
Há vários anos que integra uma Exposição das Atividades Económicas, este ano, no pavilhão municipal (Escola Secundária de Arouca), a qual reuniu algumas das empresas mais relevantes da região dos mais diversos setores de atividade, da construção civil à metalomecânica, passando pelo turismo, hotelaria, entre outros. A Exposição Empresarial resulta de uma parceria entre o Município e a AECA, este ano num formato mais digital e mais tecnológico sem perder todas as vantagens do presencial.
A Exposição também aberta ao público escolar (Agrupamento de Escolas de Arouca), proporcionou visitas com o objetivo de dar a conhecer as empresas, o que produzimos e transformamos, o que de melhor encontramos na região em termos produtos e serviços inovadores e de iniciativas empreendedoras. Foi possível aos jovens percebam que no nosso meio empresarial, que se tem caraterizado por um crescimento considerável, tanto a nível nacional como internacional.
Em destaque a palestra sobre a Inteligência Artificia (IA), um tema na ordem do dia para o “futuro/presente” das empresas e da sociedade. No mundo dos negócios, a IA está a ser usada para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisão e a criar novos produtos e serviços. Empresários e estudantes debateram e partilharam reflexões, sobre o presente e o futuro da IA.
Um espaço onde não faltou animação, música, atividades lúdicas, gastronomia e showcooking.
“O meu balanço, enquanto Presidente da AECA, é extremamente positivo”, afirmou Carlos Brandão, Presidente da AECA. “Em termos gerais foi um evento com enorme adesão do público em geral, com muitas atividades diversificadas e para todos os públicos o que é sempre bom para o nome e prestígio do evento e do concelho”, acrescentou.
“Em termos empresariais também foi positivo com a Exposição Empresarial a ter muito mais visitas do que no ano anterior, com maior dinâmica e mais networking entre todas as empresas presentes”, concluiu Carlos Brandão.
A Feira das Colheitas é o maior evento anual de Arouca e um dos mais importantes do Norte de Portugal. O evento reúne milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro para celebrar a cultura, a gastronomia e os produtos do concelho.