O jantar anual do Empresário e a celebração dos 32 anos de atividade da AECA tiveram lugar no passado dia 30 de novembro, com a presença de Empresários e notáveis Individualidades representantes da Administração Local.
A abrir a festividade a apresentação com o registo fotográfico dos momentos e atividades que se destacaram no ano 2023, da Associação Empresarial.
No seu discurso, o Presidente da Direção da AECA, Carlos Brandão, dirigiu-se aos presentes com enorme satisfação, agradecendo a sua disponibilidade e presença neste encontro.
Iniciou relembrando as atividades principais realizadas pela AECA durante o ano, destacando alguns tópicos das iniciativas em destaque. Mencionou a resiliência em tempos desafiadores e de intensas mudanças, onde a "Inteligência Artificial" está cada vez mais presente no foco das empresas. Enfatizou a inovação e a adaptação de novas tecnologias às estratégias de marketing e aos modelos de negócio ajustáveis ao momento atual.
Expressou contentamento pela AECA contar com 12 empresas Associadas "Inovadora COTEC 2023", 15 empresas associadas "PME excelência" e 36 associadas "PME Líder". Destacou que é raro as Associações Empresariais Regionais reunirem um número tão significativo de PMEs de prestígio. Reforçou a importância da colaboração e networking entre os associados, mencionando a participação de 4 empresas associadas provenientes do CI3 neste evento.
Carlos Brandão reconheceu o valor do CI3 (Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca), uma iniciativa do Município de Arouca em parceria com a AECA. Salientou os resultados positivos, incluindo a criação de 16 postos de trabalho e a atração de jovens talentosos e empreendedores para o território, evitando que se dispersassem por universidades, centros tecnológicos, grandes cidades ou emigração.
Destacou que esta iniciativa pode servir de exemplo e mencionou os esforços da AECA para impulsionar uma candidatura visando criar uma incubadora em Vale de Cambra (em colaboração com o Município de Vale de Cambra), com o propósito de oferecer suporte aos jovens empreendedores, incentivando a fixação destes na região, contrariando as saídas mencionadas anteriormente.
Enfatizou a importância da sustentabilidade como palavra-chave nos negócios a curto e médio prazo. Alertou que a falta de preocupação com a sustentabilidade da empresa, produtos e pegada de carbono resultará em perda de relevância na economia do futuro. Da mesma forma, ressaltou a crescente necessidade de ética
nos negócios, enfatizando que em um mundo repleto de "fakes", aqueles que forem íntegros e responsáveis terão maior probabilidade de sobrevivência e sucesso na economia do futuro.
Finalizou destacando a importância da formação profissional nos recursos humanos das empresas e a crescente necessidade de promover a felicidade nos locais de trabalho. Argumentou que isso é fundamental para colaboradores, empresas e sociedade em geral, trazendo uma série de benefícios, como melhor saúde física e mental, maior satisfação com a vida, menor absenteísmo e rotatividade, maior produtividade e criatividade, melhor retenção de talentos, melhor desempenho financeiro e maior satisfação dos clientes.
Concluiu expressando gratidão aos Municípios pela parceria existente, reconhecendo os esforços conjuntos em prol do essencial e reforçando a importância da estreita colaboração em benefício de toda a região.
Nas intervenções discursaram também o Presidente do Município de Vale de Cambra, José Pinheiro e a Vice Presidente do Município de Arouca, Cláudia Oliveira.
José Pinheiro parabenizou a AECA pelos seus 32 anos. Parabenizou os Empresários que têm a capacidade de transformar as dificuldades em oportunidades. Enalteceu a boa relação existente entre a Aeca e o Município nomeadamente em parcerias de dinamização do Comércio Local entre outras.
Terminou a sua intervenção agradecendo o trabalho que a AECA faz e felicitou os Empresários, pela sua capacidade empreendedora, inovadora e exportadora, contribuindo assim para a criação de postos de trabalho, mantendo Vale de Cambra com uma das mais baixas taxas de desemprego do país e permitindo desta forma contribuir para a criação de riqueza em Portugal e afirmação da nossa região.
Cláudia Oliveira felicitou a AECA por mais um aniversário destacando o papel desta, na dinamização empresarial no concelho de Arouca, realçando que a data assinala "32 anos de dádiva à comunidade e de parceria com o Município, em prol do desenvolvimento económico e social do concelho. E, não obstante a idade madura, cada novo ano é de desafios distintos, sempre com vontade renovada e energia". Destacou ainda importância do papel do tecido empresarial na criação de riqueza, materializada no motor de desenvolvimento socioeconómico do território.
Ausente por imprevistos de agenda, de última hora, e porque muito gostaria de se ter associado ao momento, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, enviou uma mensagem de vídeo onde destacou as parcerias atuais com a AECA (concretamente a exposição empresarial, na Feira das Colheitas, a campanha de Natal Compre Local e a colaboração na fundação do CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca), mas apontou desafios, conjuntos, do futuro.
"O próximo ano reforçará este trabalho em parceria com a concretização do projeto do Bairro Comercial Digital de Arouca, que prevê o investimento de mais de um milhão de euros para a valorização do comércio local.
Concluiremos também os investimentos em curso nas nossas zonas industriais e que visam criar melhores condições para as empresas já instaladas e a atração de novas empresas, investimentos estes que serão complementados, na zona poente do concelho, com a futura via de ligação do Rossio (Chave) a Escariz, e que será fundamental para reforçar a atratividade económica do concelho", garantiu.
Ao corte do bolo de aniversário (iguaria oferecida pelo Associado Rainha1 – Amorim & Rocha, Lda.) os Empresários brindaram ao sucesso empresarial, com o Cambra Vinho Espumante, oferta da Adega Cooperativa de Vale e Cambra. O Associado Fábrica & Loja dos Doces Conventuais de Arouca – Jorge Bastos, presenteou os Empresários com a oferta do sortido de doces conventuais à sobremesa.
Ainda o Associado TECNOCON®, representado por António Moreira, congratulou a AECA com a oferta de uma placa comemorativa, cuja gravação eterniza a ocasião do 32º aniversário desta Associação. Para memória ficou mais um jantar dos Empresários, um convívio vivido em modo de networking, com grande festividade, servido pela Quinta d'Além da Ponte, Tropeço – Arouca.