Pela primeira vez a AECA organizou uma sessão comemorativa, dedicada ao empresário. A efeméride teve lugar no dia 27 de junho no Hotel S. Pedro em Arouca que juntou vários empresários e notáveis entidades representantes da Administração Local e parceiros institucionais.

O Dia do Empresário teve por finalidade homenagear a figura do empresário, uma personagem nem sempre compreendida e nem sempre bem tratada pela sociedade como disse Carlos Brandão, Presidente da AECA no seu discurso. Proferiu ainda que: “o verdadeiro empresário é o que se distingue por ter uma visão de futuro. Para ter visão, precisa de ter reflexão e pensamento baseados em conhecimento e competência no âmbito da atividade da sua empresa. Para ter futuro, precisa de pensar a longo prazo, dando mais importância ao que a empresa será amanhã do ao que ela é hoje e valorizando a economia em detrimento das finanças. Um empresário é um empreendedor e como tal merece ser reconhecido pela sociedade. Os melhores terão a partir de agora a possibilidade de o serem candidatando-se aos Prémios que a AECA tenciona atribuir anualmente…”, finalizou explicando o layout dos troféus atribuídos no concurso e que foi baseado na área geográfica dos dois concelhos mais representativos em termos de associados para a AECA: Arouca e Vale de Cambra.

Os Prémios Empreendedorismo e Inovação, instituídos pela AECA, têm como objetivo de entre outras, promover iniciativas empresariais inovadoras e conciliadoras com sinergias locais, potenciando e auxiliando o empreendedorismo e inovação com potencial de desenvolvimento local.

Das seis candidaturas finalistas o júri distinguiu 3 projetos, que se destacaram:

• Na área tecnológica, sendo atribuído o Troféu Tecnocon a LVEngine – Web e Software, Lda, que concorreu com uma solução integrada de gestão do Relacionamento com Clientes –CRM;
• Na área da arquitetura e construção, sendo atribuído o Troféu CIN – Fontes e Ribeiro, Lda., a Summary, Lda., que concorreu com o Sistema U – Sistema modular e pré-fabricado em betão armado. (candidatura em parceria com Farcimar, Soluções em Pré-fabricados de Betão, S.A.);
• O Troféu AECA foi atribuído ao projeto mais completo, que congrega a junção da inovação, a responsabilidade ambiental, a sustentabilidade e interesse para a região, apresentado pala empresa Vale da Freita, Lda., que concorreu com o projeto Quinta do Pomar Maior.

A direção não poderia estar mais satisfeita com o entusiasmo com que os empresários acolheram esta iniciativa, pelo que agradece a participação de todos e em especial um agradecimento aos sponsors que tornaram o evento ainda mais auspicioso.
O Prémio Empreendedorismo e Inovação teve o Alto Patrocínio da CIN – FONTES & RIBEIRO, LDA. e TECNOCON – TECNOLOGIA E SISTEMAS DE CONTROLE, SA

28 de junho de 2019.