A celebração dos 26 anos de atividade realizou-se no passado dia 30 de novembro, com a presença de empresários e notáveis individualidades representantes da Administração Local, Municípios e Assembleias Municipais de Vale de Cambra e Arouca, representantes dos Bombeiros Voluntários dos dois municípios e parceiros, Agrupamento de Escolas de Escariz, Escola Tecnológica de Vale de Cambra, Associação Geoparque Arouca, ADRIMAG – Associação Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro Arada e Gralheira e Caixa de Crédito Agrícola de Arouca, associando-se à efeméride cerca de uma centena de convivas.

Para marcar a festividade a AECA apresentou um flash fotográfico, com o registo dos momentos e atividades que se destacaram em 2017, no movimento associativo, da Associação Empresarial, seus associados e parceiros.

Momento sublime foi o discurso de Carlos Brandão. O presidente da direção, expôs as temáticas em que atualmente a Associação está envolvida, bem como os desafios e bloqueios com que está confrontada. A falta de mão de obra especializada para a indústria que muitas empresas sentem, os problemas de mobilidade que os empresários diariamente sofrem, a necessidade de acessibilidades compatíveis com o desenvolvimento económico e o plano de ação da AECA, foram dissecados durante o seu discurso, procurando também apresentar soluções e sugestões para a sua resolução. O Presidente da AECA elencou um conjunto de iniciativas (a decorrer durante no mandato atual), destacando os projetos de formação ação para a indústria (envolvendo 16 empresas), com o objetivo de uma melhor preparação para a exportação e inovação; o projeto de formação ação turismo – em fase de arranque; o projeto Comércio Investe, em Arouca em fase de encerramento e em Vale de Cambra, a iniciar os primeiros reembolsos. Destaque também para os projetos novos submetidos e a submeter: … “- CI3 – Continuamos empenhados conjuntamente com a Camara Municipal de Arouca, na sua concretização e no seu arranque a curto prazo. – MASTER EXPORT (Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização), este projeto tem por objetivo reforçar a internacionalização das PME da fileira Metalomecânica e do Habitat criando novos canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica (França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Polónia). A AECA foi trabalhado em conjunto com as Associações de Águeda e de Fafe, com o patrocínio do nosso consultor Dr. Adriano Fidalgo e é um projeto em que nos estamos a empenhar muito para que saia aprovado. – Vale de Cambra – Capital do aço inoxidável é um dos projetos que temos vindo a trabalhar com a Camara Municipal de Vale de Cambra. Penso que é chegada a hora de partir para a concretização e para a sua submissão. A ideia será termos a médio prazo uma marca e porque não um cluster do aço inoxidável e das várias formas de o trabalhar que sirva para atrair novos clientes a nível mundial e para atrair mais turismo ao Concelho de Vale de Cambra, entre outras vantagens que se possam tirar…” Ao terminar a sua intervenção a especial atenção aos jovens empreendedores, a abertura da AECA aos jovens empresários, que têm colaborado com a AECA em várias atividades e se pretende que continuem dessa forma, melhorando a ação da Associação e para que esta também possa ser rejuvenescida.

Nas intervenções, discursaram ainda os Presidentes dos Municípios de Vale de Cambra e Arouca, José Pinheiro e Margarida Belém respetivamente. José Pinheiro parabenizou a AECA pelo seu aniversário e enalteceu a boa relação que tem existido entre a sua autarquia e a associação, permitindo a resolução de vários problemas que afetam os empresários locais. Margarida Belém destacou o papel da AECA na dinamização empresarial no concelho de Arouca e sublinhou a parceria que tem existido entre a associação e a autarquia em vários projetos, cujos frutos já começam a ser visíveis. Felicitou a AECA por mais um aniversário, tendo no final do seu discurso entregue uma lembrança da autarquia.

Ao corte do bolo de aniversário (iguaria oferecida pelo associado Rainha1 – Amorim & Rocha, Lda.), as vozes dos empresários elevaram-se e celebraram os “parabéns” brindando-se ao sucesso empresarial.

Para memória ficou mais uma Gala dos Empresários, um convívio vivido com grande festividade, excelentemente servido pelo restaurante associado Manjar das Oliveiras na Farrapa – Chave.